Esta foi a coluna publicada em Outubro, mês da criançada.....
Respeitem os dentes de leite
Por Taya Medeiros
Psicóloga (CRP 06/90460)
Este mês escolhi usar meu espaço pra pedir respeito. Respeito é bom e todo mundo gosta, inclusive as crianças.
Por incrível que pareça às vezes nós, adultos, tentamos agir da melhor maneira possível, e passamos por cima do outro, invadimos, abandonamos, negligenciamos, sufocamos... Imaginem então o efeito que isto tem nas crianças, donas de uma outra linguagem, de uma lógica totalmente diferente, dependentes e admiradoras dos adultos. Não é raro, principalmente pra quem trabalha com psicologia, saúde e educação, deparar com pesquisas comentando sobre depressão infantil, crianças precoces, dificuldades de aprendizagem, stress... Mas, espera aí, stress não é um mal que atinge pessoas sobrecarregadas, ansiosas, que precisam dar conta de tudo? Como assim stress em crianças? Pois é, elas estão estressadas: comem mal, ou pouco, ou porcarias, fast food, conservantes, corantes, vivem em famílias estressadas, com horários corridos, assistem programas de adultos, têm acesso a computadores, e têm que dar conta de tudo no mundinho deles também, do curso de inglês, do espanhol, da informática, da natação, do judô, da escola... às vezes tenho a impressão de que voltamos para o período da história no qual as crianças eram vistas como adultos em miniatura, antes que se descobrisse que elas têm um universo diferente, de descobertas, de amadurecimento, precisam de carinho, de limites, de espaço, de segurança ... enfim, de RESPEITO.
Então vamos olhar bem e respeitar os pequeninos, os dentes de leite e os bichos de pelúcia, respeitemos as fadas e os amigos imaginários, respeitemos as perguntas infindáveis e os comentários esmagadoramente sinceros, respeitemos o colorido e a esperança, respeitemos a necessidade de atenção, a inteligência tão perspicaz quanto ingênua, os sonhos e os sorrisos, e olhemos para eles não só como promessas para o futuro, mas como nossos amigos especiais, que têm muito a aprender, mas muito mais a ensinar!
Taya atende em psicoterapia na Clínica Sapiens, coordena o Grupo de apoio a Mulheres no Centro de Estudos Luz Divina, além de desenvolver trabalhos de integração do feminino através da Dança do ventre e grupos de leitura e reflexão.
Contato: (11) 7158-4755/4412-9999 ou tayamedeiros@uol.com.br
sábado, 6 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário