sábado, 6 de dezembro de 2008
FIM DE ANO
SOBRE O QUE VIRÁ
Por Taya Medeiros
Psicóloga (CRP 06/90460)
Adoro esta época do ano. Aliás, gosto especialmente de cada uma das épocas e suas peculiaridades, as belezas das estações... Mas o final do ano tem algo de renovação, é como se fosse dada a todos uma oportunidade de fazer melhor, de ser melhor, de tentar outra vez. Uma vez li um poema, de um poeta que gosto muito, mas não consigo me lembrar qual é, que dizia algo a respeito da genialidade de quem inventou de dividir o tempo em anos, pra que nós pudéssemos imaginar que podemos começar tudo do zero. E essa idéia foi mesmo genial, tanto a da pessoa, quanto a do poeta. Claro que isto tudo é de dentro pra fora, quase uma ilusão, sem a qual estaríamos, provavelmente, perdidos.
Pode parecer bem clichê este assunto, mas eu acredito na importância dos rituais, não pelo que eles prometem, mas pelo que mobilizam dentro de nós. Então decidi, além de desejar tudo de bom e mais um pouco, dar dois conselhos, que, se não fizerem bem, mal também não vão fazer:
1 - É hora de fazermos planos, de fazermos listas de desejos, de prosperidade, de decisões, de pendências. E mais do que tudo, é hora de levar estes planos à sério depois da meia-noite do dia 31. O ato de escrever é muito benéfico para a organização psíquica, ele nos dá a oportunidade de organizar internamente, de ter maior controle sobre os conteúdos da nossa mente, além de diminuir a ansiedade, então, mãos à obra, tenha um momento com você e pense em tudo sobre o ano que passou, todas as listas são bem-vindas, de planos, de objetivos, de metas conquistadas, do que aconteceu no ano que passou, até de filmes e livros, que viu/leu, ou que quer ver/ler, tudo isto além de fazer bem, pode ser bem divertido.
2 - A boa e velha FAXINA! Já deve ter ouvido sobre o princípio do vazio...Limpe sua casa (eu aconselho, o feng shui aconselha, os que recebem suas doações agradecem...), dê tudo o que não tem utilidade, doe mesmo, conserte o que está quebrado, decore o que está sem graça, coloque um cheiro que te agrade, um quadro que você gosta, um som que mexe com você.
E que você possa organizar suas fotografias, seus sentimentos, as pastas do seu computador, a sua memória, os seus CDs, seus amores, seus rancores, sua cozinha, o seu banheiro, sua cama, seu corpo e seu templo. E pra isso não poupe esforços, ria, grite, tome banho de ervas, ore, chore, dance, telefone, converse, cale, e o que mais for necessário, pra ficar tudo limpo pro novo, pra receber o que há de vir. E virá!
“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
Carlos Drummond de Andrade
Taya atende em psicoterapia na Clínica Sapiens, coordena o Grupo de apoio a Mulheres no Centro de Estudos Luz Divina, além de desenvolver trabalhos de integração do feminino através da Dança do ventre e grupos de leitura e reflexão.
Contato: (11) 7158-4755/4412-9999 ou tayamedeiros@uol.com.br
COLUNA DE NOVEMBRO
Por Taya Medeiros
Psicóloga (CRP 06/90460)
Ontem recebi por e-mail um texto excelente, que nem título tinha, mas cuja autoria era conferida à jornalista Martha Medeiros, por quem guardo profunda admiração. Bem, o tal texto abordava uma questão que julgo de grande relevância no que tange ao comportamento (e ao sentimento, por que não?) humanos: A tendência a achar que “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Não, não se trata da inveja, propriamente dita, como se pode imaginar lendo a frase desavisadamente, mas da sensação de que tudo corre bem para todos os outros, de que na vida do outro as coisas ACONTECEM, e na nossa, simplesmente acontecem, assim, com menos luz, em branco e preto, com letra pequenina. Esse sentimento é muito mais intenso na adolescência, e costuma ser abrandado com a maturidade (Atenção, eu disse maturidade, e não idade, pois tem gente que passa pelos anos e não amadurece), mas, apesar disso, vez ou outra um pensamento assombra com a possibilidade de a nossa vida ser muito pouco interessante.
Quero traçar um paralelo disto com o “bum” da modernidade, febre entre pessoas de várias partes do mundo: Os sites de relacionamento.
Bom, eu já fiz parte de um destes sites e sei que há coisas bem interessantes lá, como comunidades para discussão de assuntos de interesse, e a possibilidade de procurar pessoas de quem perdemos o contato, que não vemos há muito tempo, mas, no que há além disto, vejamos: Você entra em um site, coloca uma foto sua, coloca sua ficha, sua descrição (!!!), aí vai adicionando fotos dos seus momentos, dos seus lugares, dos seus amores...e Comunidades, não só as que você realmente freqüenta, mas as cujo título você acha engraçado, ou curioso. E adiciona “amigos”, claro, também não só aqueles que são seus amigos, mas aquela pessoa do trabalho que “te achou” lá e você teve que adicionar, aquele colega de colégio que você nem lembra quem é, mas ele te pediu, então... Nossa, e por falar em pedir, tem outra parte bem intrigante: o convite para ser amigo! Ele chega com nomes tão estranhos como “solicitação de amizade”, mas não vem ao caso... E logo você está lá, como numa página de revista, descrito por si mesmo, com uma foto escolhida por você e recados públicos dos seus 8.567 “amigos”.
Admito que haja exceções ao que vou dizer, mas, racionalmente, será que este tipo de site não é uma forma de disputa sobre qual seria “a grama mais verde”? Ou, no mínimo, uma vitrine de ilusões, uma forma de tentar mostrar, até para si mesmo, o quanto a sua vida é interessante, o quanto você é bonito e feliz? Ou será que alguém admitiria algo realmente íntimo, como um real fracasso, dores, tombos, medos ou segredos num destes sites?
Respeito quem gosta, mas acredito que seus amigos de verdade sabem seu telefone e não precisam que você se descreva para saber quem você é, e que a sua grama, verde ou não, é muito interessante, justamente por ser como é.
Taya atende em psicoterapia na Clínica Sapiens, coordena o Grupo de apoio a Mulheres no Centro de Estudos Luz Divina, além de desenvolver trabalhos de integração do feminino através da Dança do ventre e grupos de leitura e reflexão.
Contato: (11) 7158-4755/4412-9999 ou tayamedeiros@uol.com.br
Respeitem os dentes de leite
Por Taya Medeiros
Psicóloga (CRP 06/90460)
Este mês escolhi usar meu espaço pra pedir respeito. Respeito é bom e todo mundo gosta, inclusive as crianças.
Por incrível que pareça às vezes nós, adultos, tentamos agir da melhor maneira possível, e passamos por cima do outro, invadimos, abandonamos, negligenciamos, sufocamos... Imaginem então o efeito que isto tem nas crianças, donas de uma outra linguagem, de uma lógica totalmente diferente, dependentes e admiradoras dos adultos. Não é raro, principalmente pra quem trabalha com psicologia, saúde e educação, deparar com pesquisas comentando sobre depressão infantil, crianças precoces, dificuldades de aprendizagem, stress... Mas, espera aí, stress não é um mal que atinge pessoas sobrecarregadas, ansiosas, que precisam dar conta de tudo? Como assim stress em crianças? Pois é, elas estão estressadas: comem mal, ou pouco, ou porcarias, fast food, conservantes, corantes, vivem em famílias estressadas, com horários corridos, assistem programas de adultos, têm acesso a computadores, e têm que dar conta de tudo no mundinho deles também, do curso de inglês, do espanhol, da informática, da natação, do judô, da escola... às vezes tenho a impressão de que voltamos para o período da história no qual as crianças eram vistas como adultos em miniatura, antes que se descobrisse que elas têm um universo diferente, de descobertas, de amadurecimento, precisam de carinho, de limites, de espaço, de segurança ... enfim, de RESPEITO.
Então vamos olhar bem e respeitar os pequeninos, os dentes de leite e os bichos de pelúcia, respeitemos as fadas e os amigos imaginários, respeitemos as perguntas infindáveis e os comentários esmagadoramente sinceros, respeitemos o colorido e a esperança, respeitemos a necessidade de atenção, a inteligência tão perspicaz quanto ingênua, os sonhos e os sorrisos, e olhemos para eles não só como promessas para o futuro, mas como nossos amigos especiais, que têm muito a aprender, mas muito mais a ensinar!
Taya atende em psicoterapia na Clínica Sapiens, coordena o Grupo de apoio a Mulheres no Centro de Estudos Luz Divina, além de desenvolver trabalhos de integração do feminino através da Dança do ventre e grupos de leitura e reflexão.
Contato: (11) 7158-4755/4412-9999 ou tayamedeiros@uol.com.br
NOSSA , DESDE JULHO!
terça-feira, 22 de julho de 2008
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Para as recém chegadas...
Reparou que no canto esquerdo da tela temos três listas chamadas "li e gostei", "ouvi e gostei" e "assisti e gostei" ?
Pois então, as dicas que estão ali surgem durante as nossas discussões no grupo e são relacionadas aos textos, ou a algum assunto que surgiu durante a conversa... Todos os meses fazemos uma lista destas idéias, compartilhamos entre nós e colocaremos sempre as novas dicas aqui no blog também.
Se vc está lendo o livro, ou já o leu, ou simplesmente quer dar uma dica também, é só entrar nos comentários e deixar sua contribuição!
Beijo grande!
Taya
quarta-feira, 25 de junho de 2008
WORKSHOP: APRENDENDO E ENSINANDO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS TERAPÊUTICAS
Venho convidá-los a participar comigo do Workshop que será Coordenado pela Bernadete Pacheco, voltado a educadores, profissionais da saúde e apreciadores de histórias. LEmbrando sempre que a contação de histórias pode ser uma ferramenta excelente em diversos contextos do trabalho com pessoas, seja você psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, fonoaudiólogo, professor, pedagogo, etc.
OS BENEFÍCIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SÃO O MELHORAR DO ENTROSAMENTO E A EXPRESSIVIDADE DAS PESSOAS, SER UM MEIO DE TRANSMITIR ENSINAMENTOS E DIVERSÃO COM SUBSTÂNCIA. SUA FORÇA PSICOLÓGICA É CONHECIDA E UTILIZADA NAS ESCOLAS, NOS CONSULTÓRIOS E POR PAIS E AVÓS.
CONFIRA ESTA OPORTUNIDADE INUSITADA DE "MELHORAR-SE" ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS!

Abraços!
Taya Medeiros
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Olá alcatéia!!!
Beijo imenso
Taya
Para onde foram as cartas de amor?
Ao ler este título você pode pensar: “quais cartas?”, ou: “não sei para onde foram, e tampouco me interessa”, ou ainda, sarcasticamente, lembrar-se do poeta e convencer-se de que, quaisquer sejam as cartas a que me refiro, podem ter ido a qualquer lugar, pois todas as cartas de amor são ridículas mesmo...
Pois bem, vivo neste século, e, como muitos leitores, sou assídua usuária de computadores, internet, msn, youtube, powerpoint, blogs e tudo o mais, e sei que as pessoas estão em contato diariamente, mas me peguei sentindo falta das cartas de amor. Refiro-me às reais, claro, e sinto que devo ser bem clara ao especificar que, para mim, as reais cartas de amor não são, necessariamente, escritas com letras trêmulas num papel rosa, ou aquelas que, por falta de correção automática evidenciam erros ortográficos e terminam com um coração desenhado, o que faz falta não é a escrita à mão, é o sentimento nas linhas.
Às vésperas do Dia dos namorados pense por um momento: você fez algo hoje capaz de comunicar seu sentimento a quem você ama?
Hum... Ontem, talvez?
Ok, na semana passada???
E-mail repassado não conta, pense mais um pouco...
Não, o “eu te amo” automático antes de desligar o telefone também não vale... É, é possível que a coisa ande morna e por isso eu pensei nas cartas, que têm uma grande “sacada” em matéria de comunicação, quando você se dispõe a escrever uma carta a alguém, você primeiro está comunicando a si mesmo o que você pensa, ou sente. Você olha aquele papel, ou a tela em branco, e sabe que quer dizer algo. Leva um tempo, escolhe as palavras, lembra de momentos, sorri sozinho, pega uma taça de vinho, talvez derrube uma lágrima ou outra, volta, lê novamente para ver se foi claro, e, se parasse neste momento para se perceber, veria que o sentimento já está diferente dentro de você, agora fez contato consigo, e está pronto para fazê-lo com o outro. Vejamos então pelo lado de quem recebe a carta, a pessoa conhece você e pode até fazer uma idéia do seu apreço, ou de qualquer outro sentimento que você possa ter, mas quando ela lê é como se pudesse ver dentro de você, saber exatamente o que se passa, entender seu coração, seu ponto de vista, ter certeza de algumas coisas, surpreender-se com outras tantas... Claro que você sabe do que estou falando, com certeza também já recebeu cartas, mesmo que em tempos remotos.
Queria então, fazer uma proposta para este dia, para este mês dos apaixonados: Faça CONTATO com todos os que você ama, (seu namorado(a), ou mesmo aquele que você gostaria que fosse, seus amigos, seus parentes, você mesmo), olhe nos olhos, transmita seu sentimento, escreva um e-mail, faça um desenho, fale do que você sente, revivifique as suas cartas, abra a caixa, releia os cartões de aniversário, coloque um cabeçalho nos e-mails que você repassa dando o seu toque especial, enfim, permita-se até agir a moda antiga, sente em frente ao papel, escreva à caneta, risque os erros, desenhe corações, deixe a lágrima borrar a escrita e isto, com certeza, fará de qualquer presente muito mais valioso.
Taya Medeiros é psicóloga (CRP 06/90460), trabalha com psicoterapia de com jovens e adultos, coordena o Grupo de apoio a Mulheres no Centro de Estudos Luz Divina, além de desenvolver trabalhos de integração do feminino através da Dança do ventre e grupos de leitura e reflexão.
Contato: (11) 7158-4755 ou tayamedeiros@uol.com.br
IMPORTANTE! Boicote "artista" que maltrata animais!
Pois isso não é tudo: a prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvajaria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensível Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel ação nessa mesma Bienal em 2008. Fato que podemos tentar impedir, colaborando com a assinatura nesta petição :http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html (é gratuíto e não é preciso se registrar) para enviar a petição, de modo que esse homem (se é que pode ser chamado assim) não seja felicitado nem chamado de 'artista' por tão cruel ato, por semelhante insensibilidade e desfrute com a dor alheia.
Copie e cole no corpo de um email e REENVIE E ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS, POR FAVOR!
Se buscar o nome do 'artista' no Google, verá as fotos deste pobre animal e seguramente também aparecerão páginas web onde poderás confirmar a veracidade da informação.
"Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..."
Jean Anouilhe
Novidades instauradas !!
No site da arom'arte, agora tem Loja Virtual, com esquema de compra de carrinho, super prático.
Tem produtos aromaterápicos como Óleos de Massagem que aliás foram desenvolvidos pela amiga Conceição Trucom do DOCE LIMÃO (http://www.docelimao.com.br/) , conforme ela anuncia no site - os produtos desenvolvidos por ela, migraram para a minha loja ! Aliás vale conferir a matéria do Doce Limão deste mês, sobre RESPIRAÇÃO.
Na loja, também tem venda de Óleos Essenciais, além do INSPIRA !!
O INSPIRA é um acessório de inalação para óleos essenciais, com a versão SinergiaS também .
Bom, no site vocês conferem TUDO sobre o INSPIRA e também o quanto é importante
e traz qualidade respiratória e emocional, a inalação com OE.
(www.aromarte.com.br/inspira.htm)
Em breve novos produtos chegarão na loja. Este é só o início !
Outra novidade é o meu BLOG Aromais !! Tem artigos de aroma e outros,
que serão constantemente postados. Vejam arquivos de maio tb !
Vale a pena conferir : http://www.aromais.blogspot.com/ / ou link pelo site.
E ainda no site : editorial sobre aromaterapia e inalação, sobre a parceria Doce Limão com
resumo dos produtos, e lista de indicações de OE.
http://www.aromarte.com.br/
Beijo Taya
CQC - Custe o Que Custar na Band
Gente, não sei se todos vocês assitem o CQC (custe o que custar) às segundas-feiras, na Band.... Aqueles que não assistem estão perdendo! Mas, assistindo ou não, aconselho a entrarem no site abaixo e apoiarem a causa do CQC, que foi proibido de entrar no congresso Nacional para fazer suas reportagens, talvez porque façam perguntas que realmente nos interessam e que os políticos não querem responder..... Mas e a democracia? E a liberdade de imprensa? Vão lá!
http://www.cqcnocongresso.com.br/ Beijo Taya
segunda-feira, 9 de junho de 2008
DICA- Curso de Massagem Ayurvédica - 21 e 22/06/08
Tive a oportunidade de conhecer a massagem ayurvédica através da Jaqueline (e pretendo continuar) ! Confesso que foi um pouco dolorida, massagem vigorosa... e vai mexendo naqueles músculos que estavam quietinhos, trancafiados ..., mas sobretudo ansiando o momento de despertarem, então depois do "ai, ai" vem uma satisfação, pois o corpo gera a mensagem do quanto é importante e vital. Achei tb importante para a conscientização a transmissão da Jaque da percepção muscular, da necessidade de realinhamento e consequente ativação dos chakras, para que a energia flua por nós e pela vida !! Então 2 dicas : Primeira que é fazer sessões com a Jaque - Segunda para quem já é terapeuta ou está buscando pelo conhecimento da massagem ayurvédica, fica recomendadíssimo o curso !! E o que é a massagem ayurvédica ? Ela faz parte de um sitema holístico de medicina que se desenvolveu na Índia a mais ou menos 5 mil anos. Trata-se de uma vigorosa massagem que conta como técnicas de deslizamentos, trações e alongamentos e tem como objetivos principais o realinhamento postural, re-equilibrio do metalolismo do organismo, aumento da capacidade respiratória, equilíbrio da circulação e pressão arterial, relaxamento muscular e tratamento de tensões no corpo físico e emocional. Essa vigorosa massagem também promove o realinhamento energético do organismo através do sistema de chakras e tem efeito antiestresse e antidepressivo. Quem é a Jaque ? Jaqueline Ortiz é mulher de gargalhadas fáceis e gostosas, terapeuta corporal e holística com formação em massoterapia ayurvédica, terapia corporal baseada nos conceitos da análise bioenergética, ciências ocultas, expressão corporal e teatro. Quando e onde acontece o curso : Tá chegando o dia ... módulo 1 dias 21 e 22 de JUNHO das 9:30 às 17:30, Módulo 2 a ser definido com o grupo. Vagas limitadas (8 pessoas). Vai acontecer na casa da Claudia - lugar tranquilo e gostoso, cheio de verde no jardim Floresta. - Atibaia. Mais informações : Claudia 4411-8729 - clauparolin@hotmail.com ou Jaqueline 7574-7644 - jaque_ortiz@hotmail.com Vamos ajudar a divulgar ? Repassem para a sua lista de contatos, pode ter um amigo precisando !!
Clique Solidário - "Campanha da Mamografia Digital Gratuíta".
O seu clique solidário não custará nada. Fale com seus(suas) amigos(as) ainda hoje!
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em conjunto com a Equipe do Site do Câncer de Mama gerenciam uma campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas a mulheres brasileiras necessitadas.
Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa que diz:"Campanha da Mamografia Digital Gratuíta". Acesse diariamente o Website:
http://www.cancerdemama.com.br/
Não demora e não custa nada, ajudem a detectar precocemente o câncer de mama. Ele tem cura!
Observação:caso você ainda não saiba, 1% dos casos de câncer de mama acomete os homens.
Obrigada!
Instituto NEO MAMAde Prevenção e Combate ao Câncer de Mama
Rua Mato Grosso, 450Santos-SP CEP: 11.055-010Fone/Fax: (13) 3223-5588Email: neomama@neomama.org.br
Mensagem de MTirso
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Amigos!!!
Em um dia quente e úmido, um jovem recém casado visitava seu pai e juntos bebericavam um chá gelado. Ao conversarem sobre a vida, o casamento, as responsabilidades da vida, as obrigações da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo e lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho.
- "Nunca esqueça de seus amigos, aconselhou! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles ; faça coisas com eles; telefone para eles..."
- "Que conselho mais estranho!", pensou o jovem. "Acabo de ingressar no mundo dos adultos. Casei-me e, com certeza, minha esposa e a família que iniciaremos serão tudo que necessito para dar sentido à minha vida! "
Contudo, o rapaz seguiu o conselho do velho pai. Manteve contato com seus amigos e anualmente aumentava o número de amigos.
À medida que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
À medida que o tempo e a natureza realizam suas mudanças e mistérios sobre um homem, amigos são baluartes de sua vida.
Passados mais de 50 anos, eis o que aprendi:
O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa.
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêem.
O amor fica mais frouxo.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
MAS... os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês. Um amigo nunca está fora do alcance durante uma necessidade, está sempre torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!
Quando iniciamos esta aventura chamada vida, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante. Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros!
O "Vesak pela Paz"
Na reunião da semana passada falou-se sobre o Wesak ou Vesak. Como não tive oportunidade de estar presente, procurei me informar sobre o assunto e encontrei este link.
Vale a pena ler.
http://www.salves.com.br/vesak.htm
Abraços a todas
Miriam
Loba Tradutora e Taróloga
quarta-feira, 14 de maio de 2008
A primeira "bloggada" a gente nunca esquece!!
Queridas amigas,
Iniciei hoje o nosso blog (ainda extra-oficialmente) pois muitas de vocês ainda não sabem da existência deste nosso lugarzinho especial.
Na próxima reunião, informarei a todas o link para acesso e como fazer para incluir seus comentários e mensagens. Não é difícil, é preciso um pouquinho de atenção e paciência no começo. E logo vocês estarão "blogando" aqui também.
Clique abaixo no título "Vídeos Interessantes". Encontrei o trailer do filme "Os Camelos Também Choram", a que a Claudia se referiu em um dos nossos encontros.
Abraços
Miriam Torrês - Loba Tradutora e Taróloga